As distribuidoras de bebidas de Santa Maria iniciaram um movimento para pleitear a ampliação do horário de funcionamento. De acordo com a empresária Sabrina da Trindade, uma das integrantes do movimento, a intenção é que, na pandemia, os estabelecimentos possam funcionar pelo menos até meia-noite. No momento, as distribuidoras podem funcionar das 7h às 21h, de domingo a domingo.
Para dar unidade às reivindicações, foi criada uma associação, chamada Juntos Somos Mais Fortes. Ela ainda precisa ser formalizada legalmente, mas, conforme Sabrina, já conta com 17 empresas associadas.e as distribuidoras de bebidas são tratadas de forma desigual pela prefeitura, porque os supermercados, que comercializam produtos semelhantes, podem manter as portas abertas até a meia-noite - embora nenhum adote esse horário na cidade. As quatro lojas de Sabrina registram cerca de 70% de queda nas vendas durante a pandemia. O quadro de funcionários foi reduzido de 34 para 17 funcionários.
UFSM abre inscrições para 560 vagas de ingresso em 39 cursos de pós-graduação
DIFICULDADES
O argumento de que os estabelecimentos geram aglomeração não convence os empresários. Para a proprietária da Bruxo Distribuidora de Bebidas, o horário limitado traz mais pessoas às lojas ao mesmo tempo e os empresários não podem ser responsáveis por quem consome bebida alcoólica em via pública, visto que, segundo Sabrina, muitos trazem bebidas de casa ou de outros estabelecimentos dentro dos próprios carros.
- As distribuidoras pequenas não têm como manter o serviço de tele-entrega. O que os mercados vendem, eu também vendo. Não comercializo só bebidas, mas também alimentos - comenta a empresária.
A associação está colhendo assinaturas virtuais e físicas para dar força ao movimento. No site, na terça-feira, havia mais de 600. O advogado João Pedro Seefeldt Pessoa, um dos representantes da futura associação das distribuidoras, diz que proposta de horário a ser enviada à prefeitura ainda está sendo elaborada.
VÍDEO: queda no movimento em salões e barbearias chega a 50% na cidade
PREFEITURA DIZ QUE REGRA BUSCA EVITAR AGLOMERAÇÕES
A associação das distribuidoras de bebidas ainda não enviou nenhum documento formal para a prefeitura. A procuradora geral do município, Clarissa Pillar, acrescenta que o horário das empresas serve para diminuir, ao máximo, a aglomeração ao redor do local. O horário ampliado dos supermercados, por sua vez, é para evitar aglomerações dentro do espaço fechado.
- As atividades econômicas são responsáveis, legalmente, pelos impactos gerados na vizinhança. Caso as junções não sejam de clientes da distribuidora, os proprietários devem acionar a Brigada Militar (BM) e reclamar da perturbação de sossego público - informa Clarissa.
Uma comissão na Câmara de Vereadores foi criada para debater a ampliação do horário das distribuidoras, inclusive, para depois da pandemia. Ela é presidida pelo vereador Daniel Diniz (PT) e reúne representantes do Legislativo e do Executivo.
Santa Maria tem cerca de 40 distribuidoras de bebidas em atividade, segundo dados da prefeitura.
*Colaborou Rafael Favero